5 dicas para não se endividar com o cartão de crédito

0

Ter um cartão de crédito pode ser ótimo, você tem a liberdade de fazer compras com facilidade mesmo sem ter o dinheiro em mãos no momento, isso torna tudo muito simples.

Porém essa simplicidade muitas vezes acaba virando um problema na sua vida já que graças a isso muitas pessoas tendem a não Conseguir manter a saúde financeira equilibrada e acabam caindo em dívidas.

Pensando nisso hoje vamos dar 5 dicas que vão te ajudar a usar seu cartão de crédito com responsabilidade, sem ficar preocupado com as possibilidades de dívidas e ainda melhorando seu Escore um pouco a cada mês.

1 – Não tenha todos os cartões que puder

Um dos principais erros de quem deseja lidar com cartões de crédito sem cair nas dívidas é ter muitos no bolso, cartões de crédito são úteis e quando você faz o primeiro fica mais fácil de fazer o próximo.

Isso faz com que no final você acaba tendo vários cartões em mãos e com isso vai ter que pagar Anuidade e lidar com taxas de todos eles, isso pode virar um grande problema.

Mas o pior de tudo é que ao usar mais de um cartão de cada vez você vai ter pouco controle real sobre seus gastos e vai estar muito mais propício a cometer um erro e acabar ficando com dívidas no final do mês.

2 – Evite grandes divisões

Talvez você esteja pensando que o cartão de crédito tem sua principal utilidade na função de dividir, com ela você pode passar um ano pagando uma compra e isso torna possível comprar algo mais caro mesmo sem ter o dinheiro em mãos.

Porém ao fazer isso você está assumindo uma dívida muito maior do que o necessário, a maior parte das lojas chega a cobrar valores que podem basicamente dobrar o valor de sua compra graças ao parcelamento.

Sendo assim, apenas faça compras parceladas em muitos vezes quando for algo que você realmente precisa de imediato e não tem como comprar a vista.

3 – Escolha o cartão com as maiores vantagens

Nem todo cartão de crédito é igual, temos o costume de considerar o cartão de crédito como sendo algo fantástico que recebemos como um prêmio, mas a verdade é que a empresa do cartão precisa de você.

Então escolha seu cartão de crédito com cuidado, pese os valores de taxas e juros, procure saber quais são os programas de vantagens oferecidas, não se deixe convencer pelo primeiro cartão que aparecer.

Você vai descobrir que programas como ganho de milhas e Cashback tornam a experiência do uso do cartão em algo muito mais atrativo.

4 – Não ande com ele no Bolso

Ter o cartão de crédito sempre por perto é um pedido para gastar, quando você tem o seu cartão por perto é quase impossível resistir as tentações do dia a dia e por isso é natural sua fatura vir mais salgada.

O truque aqui é deixar o cartão em casa, assim você não tem a opção de gastar de imediato e quando quiser comprar algo vai ter a chance de pensar realmente no assunto. 

O melhor de tudo é que desta forma você vai perceber que muitas de suas compras por impulso não vão mais acontecer e você vai se sentir muito satisfeito quando chegar a próxima fatura.

5 – Tente não passar da metade

Upset man holding credit card with laptop on background

Cada cartão de crédito tem um limite que você pode usar, a maior parte das pessoas acaba usando o limite inteiro e isso vira um hábito, o mesmo hábito de não conseguir guardar dinheiro.

Por isso para que você tenha o domínio sobre seu cartão de crédito e não acabe virando escravo dele, você deve escolher não gastar mais do que metade do limite do seu cartão.

Essa atitude além de tudo vai ser bem vinda em caso de situações imprevistas acontecerem, assim você vai ter o crédito em mãos e não vai precisar se endividar ainda mais para lidar com os imprevistos. 

Agora você já sabe como usar melhor o seu cartão de crédito, não perca mais tempo fazendo malabarismo com 12 cartões, faça uma pesquisa e veja qual deles é realmente a melhor opção para você.

Leave A Reply

Your email address will not be published.